domingo, novembro 02, 2014

CITAÇÃO - EINSTEIN


" O casamento foi certamente  inventado por um porco sem imaginação.

Certamente  saberão que a maioria dos homens (tal como não menos mulheres) não é monógama por natureza.Esta impõe-se quando os hábitos e circunstâncias apresentam obstáculos  ao caminho do indivíduo em questão. A fidelidade forçada é assim para todos os intervenientes um fruto amargo.

Comparados com as mulheres, somos todos uns reis, pois todos nos mantemos sozinhos sem esperar nada do exterior a que nos agarrar. Mas elas esperam sempre que chegue um homem que disponha delas como bem entender. Quando tal não acontece , têm um ataque.

Fico por casa como um urso na caverna e sinto-me mais em casa do que antes.Esta reclusão foi acentuada pela morte da minha companheira Elsa, que era mais ligada às pessoas."

ALBERT EINSTEIN
(14/3/1879 - 18/4/1955)

36 comentários:

  1. Se soubesse o que sei hoje...não me teria casado!!!
    Bj amigo e resto de um domingo bem BOM!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo exactamente o mesmo!!

      Mudando completamente a agulha: laca as écharpes com que produto?

      Bom serão , Maria da Graça :)

      Eliminar
  2. ~
    ~ ~ Albert Einstein não foi um aluno exemplar, excetuando a Física e Matemática em que era excecional.

    ~ ~ Normalmente, pessoas com estas capacidades possuem características bem evidentes de falta de adaptação aos assuntos práticos da vida.

    ~ ~ Este texto revela-me como Einstein podia ser um filósofo medíocre, quando dissertava sobre a natureza humana.

    ~ ~ Ele chama a Elsa ""minha"". Decerto não lhe perdoaria ser de mais ninguém.

    ~ ~ A monogamia não é apenas uma medida sanitária, ela baseia-se na qualificação de sentimentos que pertencem ao instinto humano: paixão, amor familiar e ciúme.

    ~ ~ Quantos homens e mulheres ficam solitários, fiéis a um amor impossível!

    ~ ~ Os países nórdicos que implementaram o amor livre, registaram taxas altíssimas de suicídios...

    ~ ~ Existem na Natureza, muitos seres que praticam a monogamia, sendo as aves as que nos revelam os casos mais tocantes. Elas não precisam de casamento que um génio disse ter sido inventado por um porco.

    ~ ~ Porcos são os que são capazes de trair ou enganar, antes de se desligarem de um compromisso.

    ~ ~ ~ Que tenhas uma excelente semana de Verão de S, Martinho. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida :
      Amor livre para mim é aquele que não obedece a papéis nem a conveniências, mas em cada uma das duas pessoas envolvidas respeita a outra e não a trai de maneira nenhuma.

      Einstein é um génio, mas a nível humano não me agrada minimamente: já tinha um certo torcer de nariz sobre ele e quando li a biografia tudo piorou.

      Quanto à Mulher era, no mínimo, misógino e tenho muita pena das duas com quem casou!!

      Tens razão: porco é quem não cumpre os seus compromissos. e monogamia não é sacrifício para quem ama realmente !

      Obrigada , também para ti.

      Carinhoso abraço , Majo :)

      Eliminar
  3. Não conhecia o que citou, mas não me admira que o tenha dito. Não lhe correu bem a relação de casamento, a qual qualifica de "acidente". Contudo, entre a citação sobre o casamento e o amor, prefiro citá-lo mais pelo sentimento do que pela "instituição", escreveu ele

    «Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe correu bem nenhum dos casamentos porque só uma santa para o aturar...e , aliás, o melhor e mais honesto que Albert E. teria feito seria não casar mesmo!!

      porque não escolheu , então, o amor? Isto de se pregar uma coisa e fazer outra... não me merece respeito, sinceramente.

      Bom Novembro, Rogério

      Eliminar
  4. Este Senhor - Albert Einestein - tinha razões para pensar e falar como aqui ficou escrito,mas eu não sou obrigado a estar de acordo com ele nem com estas teorias. A fidelidade no casamento é um compromisso que assumimos com a mulher e com toda a família. O resultado da fidelidade conjugal são os filhos que crescem dentro da família com amor, respeito e responsabilidade.
    A família é a célula primeira de uma sociedade adulta e responsável.
    Os africanos e outros povos é que precisam de muitas mulheres. Elas são escravas mas não esposas. Elas não decidem - obedecem...
    Felizmente nasci numa família equilibrada e que me deram aquilo que me podiam dar.
    Mas, infelizmente, tenho de concoordar que na nossa sociedade existem muitos porcos...talvez porcos e porcas a mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Einstein tinha razões de queixa? Não desminto, porém quem casou com ele tinha muito mais razão de queixa: a segunda esposa foi humilhada várias vezes à frente de visitas, por exemplo.

      Quando se é "um urso na caverna" por natureza ou opção, o melhor mesmo é viver em solidão e não ter relações sentimentais oficiais .Ou estar cada pessoa na sua casa...

      Einstein tratava um pouco africanamente as mulheres.

      Que a sua experiência familiar seja sempre altamente satisfatória, porque garanto-lhe que é uma das coisas que pode agradecer a DEus...e muito.

      Desejo-lhe um feliz Novembro :)

      Eliminar
  5. No que a mim diz respeito estou em absoluto desacordo. Penso que o amor é a coisa mais importante da vida e não acredito que quem ama traia.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora eu penso tal e qual: quem ama não trai!!

      Bom Novembro é o voto que lhe envio num enorme abraço, amiga :)

      Eliminar
  6. Felizmente quase todos podemos escolher ou o casamento ou outra coisa qualquer, e é bom que cada um saiba escolher aquilo para que está talhado, a bem de todos...
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos de acordo!

      O casamento não é obrigatório, portanto quem não vocação para ele ...que não case!!

      É como ser mãe /pai...

      Bom Novembro , :)

      Eliminar
  7. Sua amizade sempre foi muito importante para mim
    sem duvidas acredito ter lutado muito nesses anos
    embora poucos estavam comigo a quase dez anos atrás.
    Hoje estou passando para deixar um
    pouco do perfume que ficou no frasco.
    Embora tenha capacidade de entendimento,
    que passado é perfume de primaveras mortas.
    Agradeço por tua amizade tão especial,
    e por me fazer sentir que ainda sou
    alguém com quem você se importa.
    Deus te abençoe ..sempre..
    Um abraço grande ,
    e especial.
    Com muito carinho.
    Evanir.
    Tenha uma linda ,
    e abençoada semana..
    Eu amo vir a seu blog gosto imenso.
    Em 14 de Julho 2013..
    Hoje posso chamar de ano dourado..
    Estou matando saudades!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço e retribuo suas gentis palavras num carinhoso abraço , meu bem !

      Eliminar
  8. Não conhecia esta posição de Einstein. Aliás, reconheço, sei pouco sobre o pensamento "filosófico" dele. No entanto, estou de acordo. Para o bem ou para o mal o casamento é sempre um acidente. Às vezes dá certo...
    Uma boa semana amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será um acidente, mas ninguém é obrigado a casar e a monogamia é natural quando se gosta mesmo de alguém...

      Se foi um porco que inventou o casamento é um cobarde e um mentiroso quem casa sem ter vocação para compromissos!

      Além disso, as mulheres não estão suspirando para serem manipuladas por um sujeito qualquer, só as desequilibradas.

      Obrigada, amigo, também pata ti :)

      Eliminar
  9. Adorei e concordo com o seu último comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratissimo abraço e tudo de bom para si, Rosinha !

      Eliminar
  10. Olá, São!

    Não conhecia este lado de Einstein, nem muito mais acerca dele para além da faceta de cientista.
    E o casamento, ainda que por regra um acto voluntário não deixa de ser sempre um passo arriscado, que pode dar certo ou não...e também o maior erro de gestão que pode praticar na vida, segundo a opinião dum gestor Americano, gente sempre dado a excessos de simplificação ...Mas acho que o homem não andará longe da verdade...

    Abraço amigo e boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não conmheces , não perdes nada...

      Eu já tinha tido uns laivos do seu pensamento """"filosófico"""" e , garanto, a nossa querida Majo tem razão: estas criaturas que são geniais geralmente são muito pouco saudáveis noutros aspectos: Einstein faz parte dos mais ou menos desadaptados - no caso dele, até politicamente !

      Dos estado-unidenses, com a profunda falta de cultura que têm , nada de brilhente se pode esperar..

      Abraço grande, Vítir

      Eliminar
  11. Olá de novo/ adenda/ clarificação.

    Erro de gestão, quer ele dizer, quando o casamento falha...
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo, Vítor!

      O casamento é como tudo: tem facetas positivas e negativas.

      Só quem sofrer de tolice acha que será tudo um mar de rosas.

      E é total estupidez e misoginia de Einstein achar que a Mulher quer ser subjugada !!

      Que tenha óptima semana, amigo :)

      Eliminar
  12. Estamos a chegar finalmente à conclusão que o senhor Einstein terá alguma em algumas coisas que aqui ficaram transcritas. Quanto à sua opinião sobre o papel da mulher, nomeadamente a mulher casada, há que ter em atenção a época em que viveu. Mas cada um é como é e a nós cabe-nos aceitar isso. Pronto(s)!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão numa coisa ; o casamento é um compromisso e como tal exige adapatção e cedências.

      Só que ninguém é obrigado a casar e muito menos com quem não quer.Pelo que não entendo o motivo de ter esta abordagem tão negativa e ter casado duas vezes...

      Beijinhos :)

      Eliminar
  13. Querida amiga; hoje a mulher vem mudando seu comportamento e em grande parte pela necessidade de evoluir, ser independente. Hoje ela divide espaço com o homem, tem procurado sua independencia e autonomia. Vem tendo as mesmas atitudes e reações. Pelo menos aqui é o que estamos vendo. A nova mulher que surge da necessidade de evoluir. Da necessidade de acompanhar a corrida econômica.
    Sobre o Einstein, conheço muito pouco da sua vida privada.
    Belo post! Boa semana! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ler a biografia do cientista e isso acentuou o que pensava: grande inteligência intelectual e nenhuma inteligência emocional...

      A Mulher , felizmente, tem conquistado espaço , sim, no Ocidente...mas há tanto e tanto caminho a percorrer, amiga !

      Beijinhos, muitos :)

      Eliminar
  14. Há quem diga , que Einstein era Asperger! E o facto de se concentrar muito, muito nas investigações, não lhe terá deixado espaço para o verdadeiro amor. Ainda para mais naquela época.
    Não sei se já leu, mas parece-me interessante, apesar de ainda não ter lido o livro de José Eduardo Carvalho : http://www.wook.pt/ficha/einstein-nunca-amou/a/id/3725151 Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que actualmente se abusa de certos diagnósticos...

      Quando o meu filho nasceu integrou-se na geração dos pés chatos, agora o meu neto faz parte da geração de aparelho nos dentes!!

      Obrigada pela informação, pois não li o livro.

      Há sempre tempo para gostar das pessoas quando temos amor no coração e tenho muitas dúvidas que Einsten o tenha tido...

      Beijinhos, Mina :)

      Eliminar
  15. Não são todos, São.
    Se há javardos, também há outros que se portam muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sim, Pedro,meu Pai foi um marido exemplar.

      Eu é que tive pouca sorte: casei com uma criatura ...e no fim quem passou por amante fui eu !!

      Eliminar
  16. Bom dia São...relativamente ao seu comentário no meu blog...as echarpes são lavadas com o "sabão das sedas"...e se não tenho lavo com um sabão normal!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria da Graça !

      É que eu costumo lavar com um detergente levinho ou sabão azul e branco...

      Grato abraço pela amabilidade e excelente dia :)

      Eliminar
  17. Uma colocação, no mínimo, estranha. Creio que em nenhuma época se aplicaria. Ela demonstra falta de sensibilidade em termos de relacionamentos. Quem sente amor por seu companheiro não busca casos paralelos. Alimenta o respeito, que é fundamental. Fácil? Certamente que não, pois homens e mulheres analisam a vida de forma diferenciada. Casamento exige, sobretudo, disposição para a convivência harmoniosa. Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Bem vinda!

    Não posso estar mais de acordo consigo e estranho muito que Einstein com esta abordagem ao casamento tenha casado duas vezes...Pobres senhoras!

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  19. Pois é...um "machão" que não resisitiu em ficar sem mulheres...dizem por ai que verdadeiramente gênio foi sua primeira mulher...afff!!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, Lígia!

      Não sabia isso acerca da primeira ..mas que a segunda teve uma paciência tremenda para o aturar e ás suas traições teve!

      Abraço grande e bons sonhos :)

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue