domingo, novembro 23, 2014

JOSÉ SÓCRATES, PRESO

Para início de conversa direi que  não aprecio o estilo sobranceiro do antigo Primeiro-Ministro , que  conheço  por o ter visto uma vez  num jantar .

Acrescentarei que o meu voto, embora com contrariedade, contribuiu para a maioria absoluta que conseguiu no primeiro mandato. E que não votei novamente  no Partido Socialista (P.S.).

Teve erros e arrogância que sobrassem, mas foi alvo de uma campanha suja e repugnante da Direita : Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas não recuaram perante nada para conseguirem o Poder. Aliás, a sua chegada ao local onde foi interrogado  mostrou como a extrema-direita e a Direita o escolheram como bode expiatório da actual situação, pois nunca se manifestaram contra os envolvidos nos escândalos BPN, BPP, BES, mas deslocaram-se ali para o insultar e vaiar.

No entanto, uma coisa temos de reconhecer: ao contrário de Passos Coelho e Portas, José Sócrates tudo tentou para que a Troika não entrasse em Portugal e lutou até ao impossível para o evitar e assim não obrigar a esmagadora maioria da população portuguesa a suportar todo o sofrimento  por que está a passar e  de que não se vê saída, antes pelo contrário.

No caso do actual Primeiro-Ministro é só comparar as suas declarações antes  de aceder ao Poder e a sua actuação enquanto responsável pelo Governo. Além disso,  fez questão de ir além das  pesadas exigências da Troika,  empobrecer o país e ser servil seguidor de Ângela Merkel, chanceler  da Alemanha.

Quanto ao "dr." Miguel Relvas , coordenou um grupo de jornalistas (??) para espalharem estórias falsas e boatos sobre Sócrates. Aliás, um dos intervenientes assumiu este vergonhoso comportamento numa entrevista à revista "Visão" e fez um mestrado sobre o tema numa universidade espanhola.

Os crimes de que José Sócrates é acusado são muitissimo graves e espero sinceramente que o caso seja devidamente esclarecido e que tanto na absolvição como na condenação que venha a acontecer , não restem dúvidas quanto à sua justeza. Embora eu não consiga entender como o juiz Carlos Alexandre consegue  , humanamente, dar resposta satisfatória  a todos os casos complicadissimos  sob a sua alçada. 

A detenção de Sócrates parece-me estranha  por vários motivos: a coincidência temporal com o enorme escândalo dos Vistos Gold, que já provocou  a demissão de Miguel Macedo, ministro da Administração Interna;  o local de detenção  e a presença de equipas de televisão; o facto de ser efectuada num momento importante da vida interna do P.S. e , consequentemente, de António Costa , empossado como Secretário-Geral.

E quedo-me na maior das perplexidades quando vejo todos os implicados em actos de corrupção como o dos submarinos e de roubo e fraude como o BES e o BPN  continuarem livres e a desenvolverem sem incómodos a sua vida normal .

Penso que voltaremos a falar sobre o assunto.


56 comentários:

  1. Talvez um plano muito bem arquitetado que Sócrates desconhecia.
    E a saga continua…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se calhar tens até razão.

      Irá continuar , sim, porque Sócrates tem uma personalidade marcante. Para bem e para mal.

      Fica bem, Catarina :)

      Eliminar
  2. O facto do Sócrates não querer que a Troika cá chegasse era porque até ao ultimo dia ele quis esconder o estrago que já tinha ccausado com a sua governação e não dar a conhecer aos portugueses o buraco financeiro em que se encontravam...será muito dificil perceber isto? E quanto mais tempo ele estivesse lá sem fazer contas mais o buraco aumentava. Até no ultimo dia ele prejudicou o País assinando os ultimos papéis relacionados com o TGV em que mesmo sabendo que estávamos na bancarota e que não seria viável o investimento, não hesitou em assinar um contrato que faria que a indeminização da não realização da obra seria tão ou mais elevada do que a própria realização. Nem imagino o que é que ele ganhou com isto...abram os olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho os olhos bem abertos , felizmente ...até porque ando por cá há muitas décadas-

      Por isso, reafirmo: se for culpado , que seja condenado !

      Mas tudo o que Mini diz e eu não refuto , não desdiz em nada o que eu escrevi.

      Que a Justiça funcione em pleno para TODOS !

      Saudações-

      Eliminar
  3. Sim, sim e como diz a São, eu também tenho os olhos bem abertos e não tolero que tentem orientar o meu olhar e façam de mim estrábica! Concordo totalmente com o que refere sobre dossiês quentes, e são tantos, como o caso dos submarinos já com desfecho na Alemanha e aqui " no se passa nada "! Parece redundante, mas que a justiça seja justa e célere e que ninguém a coaja a olhar só para um lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo as sua palavras, Célia!

      Saudações

      Eliminar
  4. Subscrevo o que dizes, São. É perigoso darmos a nossa opinião sobre casos tão obscuros como estes. Depois, a justiça não nos deixa nada descansados...
    Um beijo, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso deixar de estar em total acordo contigo, Graça .

      Abraço e beijo .

      Eliminar
  5. Não gosto do Sócrates. Nunca gostei, nunca votei nele, disse-o várias vezes nomeadamente no blogue do Jorge quando ele ainda governava. Isso porém não faz dele culpado de nada e porque todos somos inocentes até prova em contrário prefiro aguardar para ver no que isto vai dar. Penso porém que a sua detenção foi muito oportuna. Se ão fez esquecer na totalidade o GOLDÃO, pelo menos deu-lhes tempo. Quem sabe para arranjarem maneira de saírem ilibados de mais um escândalo
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo se for verdade aquilo de que está acusado, a legislação em vigor deve ser respeitada!!

      O facto de se não gostar de quem quer que seja, não dá o direito a ninguém de linchamento, que fique bem claro.

      Detesto o reformado de Boliqueime e terei a mesma posição se alguma vez for preso por causa das sua ligações, por exemplo, ao BPN.

      Beijinhos e feliz semana

      Eliminar
  6. A justiça é cega? Deixem-me rir! Tem muitos olhos, mas estão todos virados para o mesmo lado, e não é o da causa justa!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o mal é esse mesmo.

      Já quando foi a Casa Pia só foram motivo de acusação pessoas ligadas ao PS. Não discuto a sua culpabilidade (nem inocência), mas a não aparição de ninguém do PSD fez.me confusão, realmente ...

      Bom serão Lino :)

      Eliminar
  7. Qué pena de esta Iberia nuestra, querida amiga.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compartilho completamente essa tua pena, amigo mio.

      Besos, Pedro.

      Eliminar
  8. Esta detenção tem muito que se lhe diga! Se o Homem estava a chegar, provavelmente não ia fugir! Para quê este circo? Porque estavam lá as televisões? Porque é que aquela "Cabrita" já estava a par de tudo se ainda ninguém sabia nada? Que seja feita justiça, sim. Mas não esta justiça popular que jamais deixa que alguém se reabilite, mesmo que seja considerado inocente.

    ResponderEliminar
  9. Penso como a Graça.
    Pão e circo...um povo pouco esclarecido gosta.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cada vez mais menos esclarecido, empanturrado de programas abaixo de toda a qualidade e de horas de futebol!!

      Amiga, grande abraço e boa semana

      Eliminar
  10. E o Sócrates, também vai ficar livre ;) não gosto de politica e cada vez menos, todos é para se encherem, à conta do povo. Esperemos que a justiça seja feita. Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que existem excepções.

      Se Sócrates não for condenado, que fique bem claro o motivo.

      Caso contrário , tudo isto é um falhanço tremendo e vergonhoso da Justiça !!

      Beijinhos agradecido e a retribuir :)

      Eliminar
  11. Olhando para o teu post, e depois para os comentários, só me ocorre dizer
    estamos entregues a um destino que estamos a merecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONCORDO EM ABSOLUTO, CAMARADA!!!

      Eliminar
    2. Amiga, cada qual tem o que merece...sim!

      Boa semana

      Eliminar
    3. Rogério, fui culpada por utilizar o voto útil em Sócrates para afastar a dupla Santana Lopes/ Portas? Fui.

      Deveria ter feito outra opção? Se soubesse que iria contribuir para uma maioria absoluta, tê-lo-ia feito.

      Que merecemos esta tragédia, pois penso que sim !

      Tudo de bom

      Eliminar
  12. Se tinham acusações tão fortes que deram origem a uma detenção digna de um filme como é que ainda não chegaram a uma conclusão para a medida de coacção a aplicar?!
    Entretanto já foi condenado pela turba, como dizia ontem a Clara Ferreira Alves!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi condenado , inocente ou culpado que esteja : era isso que se pretendia!

      Passos já avisou que tenciona usar o caso politicamente ... e aí está a baixeza evidente do actual bando do Poder .

      Faço a mesma pergunta, embora hoje um fiscalista na TVI-24 tenha dito que uma investigação deste tipo é muito morosa.

      Pelo que , presumo, se irá arrastar convenientemente até às próximas eleições.

      Fica bem :)

      Eliminar
  13. Podia assinar de cruz, exceto que não votei nele quando teve maioria absoluta (nem quando não teve), nem nunca o vi pessoalmente.

    Agora achei piada à ,mudança radical de discurso do tio Marcelo, que já foi dizendo que isto provavelmente vai fazer com que o PS perca as próximas eleições... :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelinho catavento é assim mesmo!

      Para mim, o que é capaz de fazer perder ainda mais votos ao PS do que Sócrates (porque se "só" for fuga aos impostos é caso pessoal) é esta vergonhosa coligação que fez com o PSD para repor as subvencões vitalícas dos políticos, que são um privilégio !!!

      Sonhos azulinhos e um abraço bem grande, Teresinha :)

      Eliminar
  14. A bufaria e a promiscuidade entre e a comunicação social e a Justiça já me enojam.
    O resto deixo para a Justiça porque é disso que se deve tratar.
    Mas, para que não haja dúvidas, não gosto nada do personagem.
    O que não autoriza ninguém a fazer a canalhice que lhe fizeram.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto dele, mas acho indecente esta maneira de fazer justiça (??)!

      E como sabe Felícia Cabrita o que sabe? Talvez a foto de mão dada com a actual esposa de Passos Coelho explique muita coisa.

      Quanto à inocência ou culpa de Sócrtaes , claro que não me pronuncio, porque é do âmbito dos tribunais.

      Até poderá haver razão para tudo isto, embora não me pareça, mas tudo deveria ser explicado através da Procuradoria da República em comunicados e/ou conferências com a imprensa.

      Boa semana também, Pedro.

      Eliminar
  15. ~ ~ Será que estamos numa REPÚBLICA DAS BANANAS?!

    ~ ~ Porque razão SÓ AGORA?!

    ~ ~ Parece chegar como uma represália ao caso dos "vistos dourados".

    ~ ~ Também assemelha-se ao epílogo dum linchamento político, com o apoio dos meios adiovisuais de comunicação subservientes ao desastroso governo vigente.

    ~ ~ Esperemos pela JUSTIÇA decretada pelos tribunais e que abranja o esclarecimento de todos os casos suspeitos.

    ~ ~ ~ Uma semana agradável e calorosa. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora porque assim convém ao bando do Poder.

      Passos Coelho já afirmou que não falaria do caso politicamente POR AGORA.

      A vingança serve-se fria e sem respeito nem por nós Carlos Alexandre anuncia para as 18H o anúncio das medidas de coacção que , afinal, aparecem quatro horas depois com prisões preventivas - mas sem as fundamentar!!

      Claro que estamos perante o linchamento político e pessoal de José Sócrates , independentemente de ser inocente ou culpado.

      Uma vergonha a informação dada a Felícia Cabrita. Como dizem Miguel Sousa Tavares e Pacheco Pereira face a esta violação sistemática do segredo de justiça se o caso fosse com eles não o respeitariam , para que houvesse igualdade de circunstâncias entre a acusação e a defesa!!

      Neste momento já não temos Justiça no país...e se queres que te diga acho que nem país na verdadeira acepção do termo.


      Minha querida Majo, abraço grande e semana sem sobressaltos

      Eliminar
  16. Como vai agir José Sócrates daqui para a frente?

    As aspirações do ex-primeiro-ministro a uma candidatura à Presidência da República apoiada por António Costa foram pelo Tejo abaixo.

    Saudações da amiga de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, não sei que vai fazer depois deste linchamento pessoal e político - independentemente da sua inocência ou culpa .

      Uma infâmia o que está a acontecer e diria o mesmo se fosse com Cavaco , que desprezo de todo.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  17. São,comungo absolutamente das tuas palavras e o nosso comportamento perante a sociedade e este caso é quase uma fotocópia...
    Apure-se a verdade, contudo, o meu pensamento faz um apelo Biobibliografico a Sócrates, aquele filho de atesão e de uma parteira, no ano 399 aC., que devido a um processo que lhe foi movido, utilizou a ironia nas suas respostas, tendo sido condenado à morte e bebido cicuta. De acordo com o Jornal de Notícias na edição de Domingo dia 23/11, pag 6, no perfil traçado ao Juíz Carlos Alexandre descreve-se que um advogado lhe terá dito num julgamento relativo ao caso dos submarinos, que ele (juíz)beberia um cálice de cicuta se confirmasse a acusação do Ministério Público, ao qual terá respondido " estou pronto, então, para beber a cicuta que me foi assinalada, se for essa a decisão de quem pode, confiado de que ainda quero estar na vigência do ordenamento jurídico da Republica Portuguesa, que erigiu como norma estarmos num Estado de direito, subordinado à Constituição e á Lei"...questiono neste momento, perante um caso de confronto entre duas pessoas fortes que não abdicam das suas convicções...Quem virá a beber cálice de cicuta?

    ResponderEliminar
  18. Gosto que pensemos o mesmo.

    Pois não sei quem beberá a cicuta, mas sei que tudo isto está a arrasar Portugal tanto dentro como fora do país.

    Ao contrário de muitas pessoas, não tenho nem nunca tive vergonha de ser portuguesa , mas tenho até ao infinito raiva e vergonha de que certas criaturas o sejam !!!

    Abraço grande .

    ResponderEliminar
  19. Sem dúvida que ainda vai correr muita tinta e muito se vai falar sobre Sócrates. Partilho da tua opinião em relaçãoa Sócrates. A única diferença é que nunca votei nele, a não ser em 2011, quando percebi o que aí vinha.
    Uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não votei Sócrates em 2011, porque sabia que havia um período complicado a atravessar e não quis que fosse o PS a fazer o trabalho sujo, mas se tivesse tido a capacidade de prever que Passos iria destruir deliberadamente o país, coisa que infelizmente não tive, teria votado nele.

      Tudo de bom, Carlos.

      Eliminar
  20. Subscrevo na globalidade o que escreveste, amiga. Sabemos que nada é inocente, mesmo na justiça. Aguardemos... Confesso que sinto tristeza pelo estado a que este país está a chegar.
    (Contudo, não deixo de pensar que o circo mediático de que está a ser alvo, soa a "vingança" e ocorre num timing que muito "oportuno".)
    Bjo, São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do que aconteceu ontem com um comunicado que vai ao pormenor de horas a que os arguidos foram presos e deixa de fora o mais importante, isto é, a fundamentação de medidas de coacção tão pesadas como prisões preventivas ...minha querida Odete, fico esperando tudo de mau !

      Abraços

      Eliminar
  21. Uma analise fria e equilibrada.Não quero pronunciar-me porque não conheço mais do que a comunicação social pôs cá fora.
    Espero que se faça justiça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso que as análises têm mesmo que ser distanciadas e objectivas, caso contrário perdem força e estão minadas.

      Também gostaria que se fizesse justiça, mas da maneira com tudo começou e está a decorrer não creio !

      Tudo de bom, Luís

      Eliminar
  22. O timming foi o mais conveniente para o governo e para os envolvidos notras trapalhadas, a imprensa falada e escrita parece ter esquecido tudo o que aconteceu antes e assenta todas as baterias neste caso. Nunca acreditei muito em coincidências nestas coisas, e apesar de não gostar de Sócrates, creio que aqui há coisa...
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca simpatizei com ele, mas quero que seja tratado com decência ...até porque se a Justiça assim continua ninguém está a salvo, até mesmo um de nós , se acaso lhe ficar sob as garras!

      Beijos

      Eliminar
  23. Olá, São!

    O mal deste país já não se resume, nem nunca resumiu, apenas aos actores políticos.Foi este estado que como um todo foi apodrecendo, mais fazendo lembrar hoje um cesto de maçãs podres."Tudo" o que era propriedade do estado foi sendo roubado por quem lhe pôde deitar mão, independentemente da cor política - não querendo dizer com isto que todos sejam iguais.E por isso estamos hoje falidos.Quanto a Sócrates,por ele não deitaria as mãos no fogo, admitindo que seja verdade tudo aquilo que vem a público.Coisa de que nunca poderemos estar certos, já que esta justiça manhosa e sem dignidade não inspira confiança a ninguém . pelo menos até agora...
    Veremos que no que vai dar, sendo certo que o caso nada traz de bom para este país sem rumo.

    Abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é culpado , pois só tem que cumprir pena. No entanto, que todos os culpados a cumpram!

      Portugal está a desfazer-se aos bocados e este bando de Passos, Cavaco , Portas e respectiva camarilha provocam-me repulsa.

      Não tenho um pingo de confiança na Justiça , depois deste comportamento perfeitamente da prisão de Sócrates , do seu interrogatório e da sua prisão preventiva. E acho incrível que até o motorista esteja também preso sob acusações tão graves, exceptuando a da arma proibida.

      Grande abraço , amigo

      Eliminar
  24. Concordo com o que diz ali em cima o "zé povinho". Foi tudo muito bem pensado. Com o PS a subir tantos nas intenções de voto; com a força do António Costa e com o José Sócrates a dizer as "verdades" sobre o "governo" e sobre o empalhado de Belém todos os domingos era necessário "lançar uma bomba" e calá-lo de vez. Metem-no na cadeia durante um ano enquanto os Dias Loureiros e os Salgados e tantos e tantos outros andam por aí todos contentes.
    Estou desolada! (até porque sou muito próxima da família da sua ex-mulher - andei com os filhos ao colo... )
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo que estejas desolada, Graça, principalmente por teres essa ligação afectiva com os garotos.

      Convenhamos que foi uma jogada muito bem delineada. Pena que não tenham o mesmo empenho e a mesma competência em prol do país!!

      Beijinho

      Eliminar
  25. Legalmente, todos são inocentes até serem julgados e condenados. E, neste caso, como é óbvio, também José Sócrates e todos os que aguardam julgamento com sede em tribunais. O julgamento na praça pública é deplorável.

    Querida São, tenha uma bela quarta-feira.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É deplorável e ainda mais o é quando incitado por quem deveria respeitar a Justiça e fazê-la cumprir!!

      Querida Olinda, abraço grande

      Eliminar
  26. Quem é que não deseja que a justiça funcione?
    Devemos é ser coerentes e não críticos e desconfiados quando age.
    Os grandes acidentes acontecem quando face a um muro aceleramos ignorando a realidade. As investigações baseiam-se em factos e não nos olhos do recluso como afirmou o principal coveiro do 25 de Abril no demente espetáculo à saída do presídio.

    ResponderEliminar
  27. Como leu, eu não defendo Sócrates nem o acuso.

    Parto do princípio que se lhe aplicaram prisão preventiva , algo terá que justificar essa decisão.

    O que não tem, quanto a mim, justificação nenhuma é o circo montado pela própria Justiça ao redor de Sócrates...ou seja de quem for.

    Não critico a substância(que desconheço) , critico a forma.

    Também não me agradou a maneira como Soares fez as suas declarações hoje, em Évora. Mas aprecio-lhe a coragem de dizer o que pensa e de não abandonar quem está em apuros, como muitissima gente faz.

    Esperemos que , além de Sócrates, a Justiça se decida a agir relativamente a muita outra gente que por aí anda.

    Saudações

    ResponderEliminar
  28. São...eu só não compreendo o aparato...parece-me mais uma "caça às bruxas"!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está! Para quê tanto aparato?

      E agora vêm dizer que a prisão preventiva se baseia nas três razões possíveis ?! Se pretendesse fugir, não regressaria a Portugal, pois certamente já sabia da prisão das outras pessoas...

      Para mim o objectivo é mesmo o de humilhar e o da condenação em praça pública!

      Bom serão :)

      Eliminar
  29. Esclarecido? não é? é melhor esperar sentada.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue